February 19, 2018

November 13, 2017

November 13, 2017

Please reload

Posts Recentes

Consulte um profissional competente

Antes de pensar em fazer alguma dieta, ou em tomar alguma atitude com a finalidade de emagrecer ou melhorar sua com...

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EMAGRECER COM SAÚDE E DEFINITIVAMENTE

November 13, 2017

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Alimentos funcionais

January 31, 2017

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou implicações favoráveis à saúde, além de suas funções nutrológicas capitais. Este resultado acontece em sua maior parte quando estes são consumidos como parte de uma dieta habitual, sendo garantido seu consumo com estes objetivos geralmente sem necessidade de um gerenciamento médico como no caso de um remédio. Recomendando que estes princípios são apropriados quando a eficácia e segurança desses alimentos já foram garantidas por estudos científicos.

 

Os alimentos funcionais se diferenciam por proporcionar vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo exercer um papel potencialmente benéfico na diminuição do risco de doenças crônicas degenerativas.

 

O valor para a bem-estar do uso destes alimentos verifica-se no nosso país pelo fato de que o nosso povo enfrenta um aumento das doenças crônicas degenerativas em decorrência de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. E o consumo regular desses alimentos pode ser uma opção para reprimir o progresso dessas doenças e fazer com que as pessoas tenham a ciência que a nutrição tem um papel capital sobre a saúde delas.

 

De acordo com a história, o emprego de certos alimentos na redução do risco de doenças é respeitado a milhares de anos. Hipócrates há cerca de 2500 anos atrás já pregava isso em uma de suas célebres frases que dizia alguma coisa do tipo: "faça do alimento o seu medicamento". No entanto, apenas no fim deste último século, na década de 90, é que principiou a haver um interesse renovado por esse assunto, e foi quando o termo "alimento funcional" passou a ser aceitado. As investigações se intensificaram e o conceito de alimento funcional tornou-se mais conhecido do público leigo e também de estudiosos que até então não estavam envolvidos nessa área.

O Império do Sol Nascente foi o precursor na plantação e comercialização de alimentos funcionais. Conhecidos como FOSHU, "Foods for Specified Health Use", os funcionais japoneses sustentam um selo de aprovação do Ministério da Saúde e Bem-Estar. A lei no Japão foi elaborada em junho de 1997, mas não é a única presentemente. Atualmente, vários países contam com uma legislação especial. No Brasil, as normas foram estabelecidas a partir de 1999.

 

A FDA (Food and Drug Administration) regula os alimentos funcionais fund