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Sono: incorporado da atividade física

October 10, 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Despertar pela manhã com a percepção de que não descansou, notar os músculos precisarem estiramento, corpo fatigado, a restrição do sono em razão dos compromissos, o exagero de encargos no trabalho, escola ou faculdade, família, o uso de remédios, as preocupações e angústia acabam por influenciar nas noites de sono.

Tudo isso acarreta problemas com as atividades que exigem concentração e descanso, problemas de memória, aumento do nervosismo e irritabilidade, mudanças nas funções do organismo, tensão e estresse.

A carência de exercícios, também designada sedentarismo, aumenta em função das facilidades determinadas para a saúde. As pessoas, até mesmo para comprar o pão matinal, costumam tirar seus veículos da garagem para ir à padaria. A falta de tempo é o principal pretexto para a não prática de exercícios, assim como o cansaço após um dia de trabalho.

Ocorre que a atividade física é importante e ocasiona muitos benefícios para o bem-estar. Libera hormônios que são benéficos contra depressão, aumentam em 37% ou mais o período de sono das pessoas com insônia crônica, emagrece e proporciona uma sensação de prazer em razão das substâncias liberadas em nosso organismo.

A prática de exercícios precisa ser moderada, mas constante, para que não sejam desgastados os músculos e articulações e para que o sono não seja superficial em virtude do excesso de adrenalina liberada. Por esse motivo, a atividade física não é aconselhada próxima ao horário de dormir.

Quem exercita, dorme mais rápido, consegue relaxar e descansa, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, se sente disposto, se concentra com maior facilidade possuindo melhor rendimento, emagrece e obtém melhora na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida.

 

Dorme melhor quem faz atividade física ou melhora a qualidade e os resultados dos exercícios quem dorme melhor?

                                        

​Não obstante da necessidade, raras pessoas compreendem o que é o sono e suas funções. O sono é uma situação natural, recorrente e reversível, assinalado pela diminuição dos movimentos e das respostas aos estímulos exteriores, redução da atividade intelectual e de parâmetros biológicos.


 

Essencialmente apresentamos dois tipos de sono, de acordo com a atividade cerebral: o REM (rapid eye movement = Rápido Movimento os Olhos) e o não REM. Cada um deles proporciona uma característica e uma desempenho, desde a liberação de hormônios, fixação de conhecimentos e reparo físico. Um sono de qualidade esta relacionado a melhora na disposição durante o dia, concentração, memória, diminuição do risco de enfermidades e inclusive perda de peso.


 

O número de horas de sono aconselhado para obter o bem-estar é totalmente pessoal.  Alguns, chamados “curto-dormidores”, precisam de cerca de 06 horas. Os “longo-dormidores” carecem de 09.  E a maioria, ”indiferente”, necessita de 08 horas. 


 

Todavia, tanto ou mais importante que a quantidade, é a qualidade do sono. O estrago na qualidade pode levar a irritabilidade, déficit de memória e ao aumento de moléstias cardiovasculares e metabólicas. As principais causas de problemas de sono são a síndrome da apneia obstrutiva do sono (a pessoa tem múltiplos micro despertares no transcorrer da noite devido alguma forma de obstrução do fluxo de ar), insônia (dificuldade para pegar no sono, voltar a dormir ou acordar muito mais cedo) ou estresse. 


 

Da mesma maneira que a qualidade pode ser influenciada negativamente, têm costumes que podem contribuir positivamente. É evidenciado pela ciência que o sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador, fundamentalmente, por dois motivos: devido mecanismos de regulação do próprio organismo, o praticante de exercícios físicos - e devido a essa prática - apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior que o não praticante. E esses dois motivos induzem um sono de melhor qualidade. De tal modo, a pessoa que exercita tem um sono melhor. 


 

O oposto é igualmente é verdadeiro. Quem tem um bom sono melhora a qualidade e os resultados dos exercícios físicos!  Para que a recuperação muscular e a formação de músculos aconteçam de forma satisfatória, é indispensável treino, alimentação e repouso adequados. Prontamente, quem faz malhação e não dorme bem pode, além de não obter o resultado esperado, ter sua capacidade física danificada, uma vez que não consegue restaurar suas energias. 


 

Para aprimorar a qualidade de seu sono, além de praticar atividades físicas regularmente, siga as dicas:


 

1. Busque atividades relaxantes antes de dormir;

2. Evite abuso de estímulos: som, TV, computadores, celulares

3. Dê prioridade a comidas leves e evite excitantes (café, chá, energéticos, refrigerantes)

4. Abandone os problemas do lado de fora do dormitório

5. Garanta que o ambiente esteja adequadamente ventilado

6. Use vestes confortáveis

7. Evite ingestão de grande quantidade de líquidos, para não ter que levantar-se para ir ao banheiro, interrompendo seu sono.

8.  Invente a sua própria rotina “pré-sono”.  Descubra o que funciona para você. 

 

Apesar disso... você ainda não pratica atividades físicas? Nossa proposta, para você começar:

 

a. Aplique cada oportunidade do dia-a-dia para incluir algum tipo de movimento: use escadas, estacione o carro o mais longe do seu local de trabalho ou estudo, aproveite a hora do almoço, leve o cão para passear.

b. Faça desses pequenos costumes um costume

c. Depois de tê-los virado rotinas, amplie-os, aumente as distâncias. Desafie-se.


 

De tal modo sendo, fica a dica, tenha um sono de boa qualidade para ter um exercício de boa qualidade e tenha exercício de boa qualidade para ter um sono de boa qualidade.