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BCAA

February 19, 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Como Usar

 

O BCAA depois do Whey protein, é praticamente o suplemento mais famoso das academias, usado por grande parte dos praticantes de musculação. A despeito da popularidade, no entanto, muitos ainda não compreendem o que é BCAA, seus benefícios, como tomar e nem para que serve.

 

 

Um pouco mais sobre aminoácidos

 

Antes de falarmos para que serve o BCAA, vamos entender um pouco mais sobre as proteínas e os aminoácidos.

Quando consumimos proteínas (como aqueles presentes no peito de frango, queijos, ovos por exemplo), elas necessitam ser “quebradas” em porções menores para poderem entrar nas células.

Esse processo, mediado pela ação de enzimas, converte grandes moléculas em unidades menores, que são os aminoácidos. De maneira simples, é como se as proteínas fossem uma casa e os aminoácidos fossem os tijolos.

É da mesma maneira que você une os blocos para formar residências e várias casas formam um condomínio, nosso organismo liga os aminoácidos para formar proteínas e essas proteínas se ligam para formar os músculos.

Esses aminoácidos podem ser derivados da alimentação ou então são produzidos pelo próprio organismo. No primeiro caso, damos a eles o nome de aminoácidos essenciais, uma vez que não são produzidos pelo organismo. Formam este grupo os aminoácidos isoleucina, fenilalanina, lisina, leucina, treonina, metionina, triptofano, valina e histidina.

Logo os aminoácidos que o próprio corpo sintetiza recebem o nome de não-essenciais, e compreendem a asparagina, alanina, serina, ácido aspártico e ácido glutâmico.

 

 

O que é BCAA?

 

O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que compreendem a leucina, valina e isoleucina. Em conjunto, estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular.

 

 

Para Que Serve o BCAA?

 

Os BCAAs servem como transportadores de nitrogênio, nutriente que atua na formação de outros aminoácidos necessários para a produção de novas fibras musculares (anabolismo). Outra função dos BCAAs é estimular a produção de insulina, hormônio que promove a entrada de glicose e aminoácidos nas células.

Com isso o BCAA auxilia na diminuição dos danos musculares resultantes da prática esportiva, aceleram a recuperação do músculo, estimulam a síntese de proteínas e diminuem a fadiga. O BCAA além disso, garante mais energia aos músculos durante o treinamento, o que pode se traduzir em séries mais intensas e um treino mais longo e produtivo.

Assim sendo, de maneira breve, podemos garantir que o BCAA serve para elevar os níveis de energia durante o treino, impedir o catabolismo, diminuir a fadiga física e mental, fornecer aminoácidos imprescindíveis para os músculos e estimular a síntese de proteínas.

 

 

Como funciona?

 

Depois de um treinamento de resistência intenso, inclusive atletas experientes começam a sofrer com o efeito do catabolismo muscular. Esse é o período em que as reservas de glicogênio estão lá embaixo, o que obriga o fígado a aproveitar o aminoácido L-alanina para sintetizar glicose. Cerca de metade dos aminoácidos liberados pelos músculos durante o treino é composta de L-alanina.

Quando isso acontece – ou seja, quando os aminoácidos começam a ser liberados da musculatura – os músculos cortam a síntese de proteínas, o que é totalmente contraproducente para quem pratica musculação e está buscando a hipertrofia.

O consumo de BCAA “adverte” aos músculos que não é mais necessário interromper a síntese de proteínas, uma vez que existe aminoácidos em circulação para repor os estoques perdidos durante o treino, e até mesmo para impedir que estes sejam aproveitados como fonte de energia.

 

 

Benefícios do BCAA

 

O BCAA aumenta a duração da vida, melhora o sistema imune, aumenta a sensibilidade à insulina, previne a lesão de tecido muscular, e aumenta a força e resistência. Confira outros benefícios do BCAA:

 

– Excelente suplemento para ganho de massa muscular

Este é com certeza um dos fundamentais melhoramentos do BCAA, que estimula a formação e o incremento das fibras musculares. Em um Encontro Anual da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva comprovou que fisiculturistas que haviam consumido BCAA no período de 8 semanas oito semanas ganharam cerca de duas vezes mais massa muscular e força quando confrontados a esportistas que somente tomaram um shake de whey sem suplementação adicional de BCAA.

Já vimos que os músculos são formados por proteínas, e estas por aminoácidos. Logo, nosso corpo carece de aminoácidos para formar mais proteínas e, por conseguinte mais fibras musculares.

E não é só na função de “tijolo” que o BCAA atua no crescimento muscular. Estudos indicam que a leucina aumenta a formação de tecido muscular através de sua ação direta na síntese proteica. É como se ela fosse a incumbida da obra que dá a ordem para que os tijolos sejam empilhados.

A leucina também aumenta os níveis de insulina, hormônio anabólico que estimula ainda mais a gênese de novas proteínas.

 

– Apresenta rápida absorção

Quando ingerimos proteínas ou mesmo aminoácidos na forma de suplementos, eles precisam passar inicialmente pelo fígado antes de serem aproveitados como combustível ou então seguirem para auxiliar no reparo e síntese de proteínas no músculo ou em outros tecidos.

Já o BCAA segue diretamente para os tecidos depois da absorção no intestinal, o que denota que você poderá aproveitá-lo como fonte de energia mais rápida no decorrer do treino. E, quando você completa seus exercícios, os BCAAs já estarão disponíveis na circulação para iniciar o processo de reconstrução muscular.

Por este motivo, tomar BCAA antes do treino garante que você tenha mais energia para séries intensas e com a mesma força do começo ao fim.

 

– Apresenta função anabólica (constrói tecido a partir de moléculas pequenas) e anticatabólica

Ao termino de um treino intenso de resistência o corpo acelera a quebra das proteínas musculares afim de liberar aminoácidos para o fígado converter em energia. Além desse mecanismo acarretar amplas perdas de massa magra, ele ainda diminui a síntese de novas proteínas. Ou seja, o catabolismo é inimigo